Solicitou cotação de seguro e o corretor te informou que precisa de uma carta de nomeação? Vem entender o que isso significa.
Algumas seguradoras atrelam o CNPJ do cliente a um único corretor, isso significa que para ter acesso ao sistema e realizar cálculos, é necessário apresentar uma carta de nomeação, ela permite realizar cotações para você, é possível também escolher em quais seguradoras ele pode cotar.
Muitos clientes solicitam cotação para um número grande de corretoras, na tentativa de conseguir o melhor custo. Esta não é a forma mais indicada e acaba atrapalhando o processo de cotação.
Criando uma concorrência
Se você quer criar uma concorrência cuide para que seja justa e, que traga bons resultados, divida as seguradoras, deixe cada corretor com algumas seguradoras.
Mas lembre-se, esta carta de nomeação é reversível, você pode nomear outro corretor quando desejar.
Carta de nomeação e exclusividade
Neste caso você esta escolhendo apenas um corretor como seu representante nas seguradoras, na prática, somente ele pode realizar cotações com seus dados. É natural que você não sabia o impacto desta carta de nomeação e assine por desconhecimento, e ao assinar você está autorizando a seguradora a excluir o corretor, que cotou anteriormente, do processo de cotações dentro deste mesma seguradora. Então, concedendo exclusividade ao novo corretor que enviou a carta de nomeação. Neste momento, este novo corretor recebe a cotação, já feita, e assume as negociações.
Dica:
SEMPRE observe se a carta de nomeação da exclusividade ao corretor nomeado, isso não é interessante. Afinal, você quer conhecer o trabalho de outros corretores, bem como produto e custo.
fonte: https://www.mutuus.net/blog/carta-de-nomeacao-o-que-e/