Máquinas e equipamentos utilizados na construção civil têm custo elevado. Por isso, a contratação de apólices para proteção desses itens é fundamental. O seguro de retroescavadeira, por exemplo, resguarda o proprietário em diferentes situações de risco.
Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de seguro? O que você precisa para contratar a melhor apólice? Neste texto, você tirará todas as suas dúvidas. Confira!
Conteúdo
O que é o seguro de retroescavadeira?
O seguro para retroescavadeira funciona de maneira semelhante a um seguro de carro. A ideia é proteger o bem contra danos, subtração, despesas inesperadas e outros possíveis riscos.
Assim, o seguro indenizará o contratante (ou terceiros, dependendo da situação), conforme valor fixado em contrato. A indenização poderá ser paga em casos de acidente, danos ao equipamento de causa externa e outros riscos cobertos pela apólice.
Conforme as necessidades de cada empresa, a apólice estabelecerá pontos de cobertura para garantir que o seu maquinário fique protegido. Para tanto, é necessário encontrar uma seguradora que ofereça serviços para máquinas e equipamentos.
Por que preciso de um seguro para retroescavadeira?
Um seguro é importante para proteger um bem. Atualmente, um modelo médio de retroescavadeira custa em torno de R$450 mil. Esse valor é considerável para lidar com o risco de subtração, em casos de roubo ou furto, por exemplo.
Além disso, um bom seguro de retroescavadeira incluirá outras formas de proteção, como contra danos físicos, perda de aluguel, despesas fixas com a máquina e possíveis indenizações por responsabilidade civil.
As coberturas mais importantes de um seguro de retroescavadeira
A cobertura mais importante para retroescavadeiras e outros equipamentos diz respeito aos prejuízos causados por danos de causa externa.
Além disso, é possível incluir, em sua apólice, coberturas para
- alagamentos
- roubo e/ou furto
- danos físicos
- danos elétricos
- responsabilidade civil
Qual o custo médio de um seguro para retroescavadeira?
É muito difícil estabelecer um valor médio para esse tipo de seguro, pois existem muitas variantes no cálculo. O ideal, portanto, é que você faça uma cotação, informando corretamente as informações relativas ao seu equipamento.
No entanto, considerando valores praticados no mercado para seguro de retroescavadeira, uma referência de custo seria algo entre 0,5% e 2% do valor do equipamento. Ainda assim, vale reforçar que essa é apenas uma referência, podendo haver muitas variações.
Como escolher a melhor apólice de seguro para sua retroescavadeira
Algumas dicas podem ajudar na escolha da apólice para o seguro de retroescavadeira:
- considerar todos os gastos adicionais com o equipamento
- entender os diferentes riscos para os seus equipamentos
- fazer a cotação com diferentes empresas
A principal dica para escolher a melhor apólice para retroescavadeiras é encontrar uma empresa com solidez para oferecer proteção total contra todos os riscos.
A Aliá Seguros oferece seguros para empresas em diferentes setores, como a construção civil, de forma ágil e qualificada. Na empresa, você pode contar com opções de garantia para proteção de equipamentos de diversos tipos, como cobertura para retroescavadeiras e outras máquinas.
Conheça mais sobre o Seguro Riscos Diversos para Equipamentos e veja como essa modalidade garante a melhor opção para o seu maquinário!
Se preferir, faça uma simulação online diretamente no nosso site, basta clicar aqui.