O Seguro Garantia Contratual Licitação é uma excelente solução protetiva para empresas que fornecem produtos ou prestam serviços ao Poder Público ao vencerem concorrências.
A apólice evita atrasos, distratos e multas, situações que ocorreram em Campinas, São Paulo em agosto de 2022. A empresa responsável pela construção do BRT atrasou as obras, o que fez com que a prefeitura cancelasse o contrato e aplicasse uma multa de 5% sobre o valor da inadimplência.
O seguro pode ser apresentado como garantia ao invés de outros produtos financeiros, como o depósito caução e a carta-fiança bancária, que têm algumas desvantagens consideráveis.
A solução é muito interessante porque promove a segurança exigida para a participação em uma licitação, mas não descapitaliza a empresa de imediato, nem limita o seu crédito.
Assim, o Seguro Garantia Contratual Licitação, além de ajudar a conquistar contratos importantes com a Administração Pública, evita prejuízos financeiros, estresse e ajuda a manter a boa saúde financeira da empresa.
Este artigo apresenta o conceito e esclarece como funciona essa modalidade de seguro e quando a garantia é utilizada. Leia o conteúdo até o fim para saber mais sobre o assunto.
Conteúdo
O que é o Seguro Garantia Contratual Licitação?
O Seguro Garantia Contratual é uma modalidade de seguro, reconhecida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que garante ao contratante o cumprimento de uma obrigação ou o pagamento de uma indenização.
Essa modalidade de seguro, também conhecida como Seguro Garantia de Execução, Performance Bond ou “acordo de performance”, garante o cumprimento satisfatório das obrigações estabelecidas em um contrato, como a prestação de um serviço, a entrega de uma obra civil e a fabricação ou o fornecimento de produtos.
Nesse contexto, o Seguro Garantia Contratual Licitação é uma modalidade ainda mais específica de seguro que, como indica a nomenclatura, é utilizada para garantir contratos em licitações.
Como funciona essa modalidade de seguro?
Muitas negociações exigem a apresentação de uma garantia, a fim de proteger o contratante contra situações indesejadas, como acordos fraudulentos, má-fé ou mesmo a impossibilidade de cumprir as obrigações firmadas em contrato posteriormente. Essa dinâmica também ocorre em processos judiciais.
Uma apólice de seguro pode, muitas vezes, ser apresentada como garantia. O contrato garante indenizar não a pessoa física ou jurídica que paga pelo serviço, mas a outra parte do contrato.
Essa relação entre contratante do seguro, o beneficiário de uma possível indenização e a seguradora é estabelecida na apólice. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo “Seguro Garantia: descubra o que é, como funciona e quando é a melhor opção”.
Um Seguro Garantia Contratual, portanto, assegura o cumprimento das obrigações estabelecidas em contratos, como o prazo de execução do serviço ou de entrega do produto, valores e forma de entrega. Em caso de descumprimento contratual, a indenização da seguradora ajuda a evitar prejuízos.
Quando aplicado às licitações, naturalmente, a apólice atua sobre as obrigações firmadas ao vencer uma licitação.
Assim, se houver algum descumprimento de obrigação firmada na assinatura do contrato, o beneficiário do Seguro Garantia Contratual Licitação aciona a seguradora para tentar reverter a situação, nos termos da apólice.
Dessa forma, evita prejuízos, até mesmo com multas e indenizações decorrentes do inadimplemento, sem necessariamente descontinuar a relação entre as partes contratantes.
É claro que a empresa contratada pode apresentar justificativas e comprovações de cumprimento antes do pagamento da garantia pela seguradora.
O consórcio responsável pela construção do BRT em Campinas, por exemplo, tentou justificar o atraso nas obras, mas os argumentos não foram considerados válidos.
Quando utilizar o seguro?
O Seguro Garantia Contratual Licitação, como seu nome indica, é utilizado em concorrências, na fase de assinatura do contrato pela empresa vencedora da licitação.
Nesse contexto, o seguro pode ser apresentado em licitações públicas e privadas que exigem uma garantia para assinatura de contrato.
A apólice pode ser muito útil, por exemplo, para empresas da construção civil que venceram uma licitação para a realização de obras públicas.
Afinal, os contratos podem ser de grande valor e o governo precisa ter muita segurança de que o contrato será cumprido sem causar prejuízos às contas públicas e à sociedade.
Vale mencionar que existe também o Seguro Garantia Licitação, também utilizado em licitações. No entanto, sua apólice é mais específica e garante apenas a manutenção da proposta, caso a empresa ganhe a licitação.
O Seguro Garantia Contratual Licitação, portanto, oferece mais segurança aos acordos firmados em uma concorrência pública ou privada. A apólice garante o cumprimento do contrato assinado ou uma indenização, evitando prejuízos para ambas as partes. A contratação é mais comum por empresas que participam de licitações públicas e apresenta-se como alternativa mais vantajosa do que outras soluções de garantia.
Gostou deste conteúdo? Então considere ler outros artigos sobre seguros empresariais no blog da Aliá Seguros.